Como Ter Mais Tráfego Em Seu Blog Através De Bons Conteúdos

Não é segredo pra ninguém que o tráfego é super importante para quem quer ter um blog de sucesso e conseguir ganhar dinheiro. Veja 4 dicas nesse artigo.

Como Ter Mais Tráfego Em Seu Blog Através De Bons Conteúdos

É completamente inútil termos um blog lindo e maravilhoso se não tivermos tráfego de qualidade em grande quantidade e também de modo consistente. Todos nós que trabalhamos com algum tipo de negócio pela internet queremos saber como ter mais tráfego em nossos blogs para conseguirmos ganhar mais dinheiro e ter mais sucesso, mas isso não é uma tarefa fácil de se conseguir.

O tráfego em um blog ou site é uma das preocupações mais importantes que todo profissional de marketing online precisa ter.  Sem tráfego não há vendas e sem vendas não existe negócio, seja ele qual for.

Por essa razão quero mostrar como você pode ter mais tráfego em seu blog através da criação de conteúdos e estratégicas de SEO (Seach Engine Optimization) que são super simples de serem utilizadas por qualquer pessoa que deseja aumentar o fluxo de visitantes.

1 – Foque nas palavras de cauda longa

 

Criar conteúdos em seu blog focando em apenas uma palavra chave para conseguir tráfego é extremamente difícil e desgastante, principalmente porque a competição pode ser monstruosa. A melhor estratégia é criar artigos usando várias palavras. Isso se chama cauda longa. Por exemplo, se você quer criar um conteúdo sobre como as pessoas podem ganhar dinheiro pela internet, não construa o seu conteúdo sobre a palavra “dinheiro“, pois isso é MUITO vago e tem uma competição bastante elevada. Crie conteúdos em volta das palavras: “Como ganhar dinheiro pela internet” ou então “O que fazer para se ganhar dinheiro online“, ou ainda “Como ganhar dinheiro com negócios online“.

Uma ferramenta gratuita que você pode usar para encontrar palavras relacionadas com o conteúdo que você deseja criar é o Planejador de Palavras Chave do Google. Meu conselho é que você procure frases com 3 a 6 palavras.

Uma dica importante para conseguir tráfego de forma mais fácil é que primeiramente você busque por palavras de cauda longa que não tenham muita competição e tenha um bom número de consultas mensais para somente depois criar o conteúdo. A maioria faz ao contrário… primeiro cria um artigo para só depois tentar encaixar boas palavras-chave, o que dá um trabalhão danado.

2 – Crie vídeos que ensinem alguma coisa

 

Vídeos são uma fonte sensacional de tráfego. O YouTube é tido como o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo, ficando atrás apenas do próprio Google.

Normalmente quem procura por vídeos está atrás de conteúdos do tipo “Como fazer tal coisa“, como por exemplo, “Como dar nó em gravata”, “Como fazer um arroz soltinho”, “Como pintar uma parede”, e coisas desse tipo.

Por isso, procure sempre criar vídeos que ensinem alguma coisa às pessoas, pois a quantidade de acessos em seu vídeo será seguramente bastante significativa e também bastante qualificada.

Em meu canal do YouTube eu tenho inúmeros vídeos que ensinam as pessoas diversas coisas nas áreas de empreendedorismo, marketing digital e desenvolvimento pessoal. Até o momento em que escrevo esse artigo são quase 300.000 visualizações que tive em meu canal, o que é bem bacana. Através desses vídeos tenho condições de ter bastante tráfego para meus conteúdos, além de gerar muitos contatos para minhas listas de email marketing.

3 – Use as redes sociais

 

A cada dia que passa as redes sociais têm um papel mais importante e decisivo na geração de tráfego de qualidade. Há algum tempo os mecanismos de busca nem levavam em consideração a interação das redes sociais como um indicativo da qualidade de um conteúdo, mas hoje a história é outra.

Sempre que você criar algum tipo de conteúdo, seja ele um artigo em seu blog, um vídeo ou um áudio, é importantíssimo que você publique esse conteúdo em todas as redes sociais mais importantes.

Uma estratégia que eu também adoto para conseguir tráfego quase que instantâneo é republicar conteúdos meus mais antigos, principalmente no Facebook, Twitter, Google Plus e Linkedin. Para agilizar esse processo eu utilizo uma ferramenta chamada Hootsuite que pode publicar conteúdos em várias redes sociais ao mesmo tempo. Há uma versão gratuita e outra paga, mas a gratuita é excelente e recomendo mesmo que você a utilize para facilitar a sua vida.

4 – Escreva em outros blogs

 

O chamado guest blogging é uma estratégia extremamente poderosa para conseguirmos tráfego para nossos conteúdos, embora há alguns meses o “todo poderoso” Matt Cutts, que é responsável pelo time do Google em avaliar a autoridade dos sites espalhados pelo mundo tenha dito que é preciso muito cuidado com isso, pois alguns espertinhos criavam conteúdos em blogs que não tinham relação alguma com seu nicho de mercado apenas para ganhar alguns links para seus próprios blogs.

Então, se você tem um blog que fala sobre emagrecimento e queira escrever para outros blogs, faça isso APENAS dentro do seu nicho. De nada vai adiantar escrever artigos em um blog sobre animais de estimação, combinado?

Quando criar conteúdos em outros blogs, crie alguns backlinks para seu próprio blog ou então artigos em seu blog que você tenha escrito.

Recentemente criei um artigo para o blog Ganhar Dinheiro Sempre do meu amigo Manassés sobre marketing de conteúdo. Se você reparar no artigo, verá que criei alguns links no texto que apontam para o meu próprio blog.

Isso é excelente tanto para termos tráfego direto como para que os mecanismos de busca enxerguem o nosso blog como autoridade no assunto.

Concluindo…

Todas essas estratégias de geração de tráfego que mostrei aqui pra você são gratuitas e bastante poderosas. Eu as utilizo em todos os meus blogs e isso me possibilitou ter quase 20.000 pessoas inscritas voluntariamente para receberem meus conteúdos. Isso sem pagar um único centavo em anúncios.

Claro que para que seja possível resultados assim é preciso ter paciência, pois isso leva tempo.

Mas se você adotar uma estratégia de criação de conteúdo todos os dias, não demorará muito para que comece a ter bastante tráfego qualificado em seu blog e comece a ganhar muito dinheiro com seu negócio de marketing online, independentemente de qual seja ele.

Se você tiver qualquer tipo de dúvida e quiser fazer alguma pergunta, basta escrever logo abaixo nos comentários ou então entrar em contato comigo através de diversas opções.

Um grande agraço pra você!

– Tiago Simões

Como Ter Mais Tráfego Em Seu Blog Através De Bons Conteúdos
Dê uma nota para esse artigo!

Sobre o autor | Website

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Essa observação sobre a “calda longa” agora faz sentido para mim.É só olhar como alguns títulos de notícias são escritos.

    Vídeos do tipo How To ( fazer como ) além de gerar visitas e aumentar o tempo de permanência no blog ou site podem ser utilizados para informar algum produto em que somos afiliados.

    Escolher a rede social pode ser um diferencial em termos de visitas,isto é, o que realmente traz resultados.O ideal seria atuar em várias delas.

    A grande dificuldade para quem está começando é que não se tem muitos amigos que tem blogs da mesma segmentação para fazer um guest post.

  2. Tiago Simões disse:

    Olá Felipe,
    Ótima sua observação sobre a cauda longa relacionando com os títulos de notícias que vemos em jornais e revistas. Realmente é um ótimo modo de se pensar.
    Sobre os guest posts, hoje em dia você vai encontrar muitos blogueiros que terão o maior prazer em publicar conteúdos de terceiros em seus blogs, desde claro, que esse conteúdo seja de qualidade e relevante para a audiência do dono do blog. Isso é válido mesmo para quem está começando e não tem um blog de tanto sucesso.
    Muito obrigado pela contribuição!
    Um grande abraço pra você!