Hotmart: 14 Super Dicas de Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados

Quer saber como ganhar dinheiro com o Hotmart e outros programas de afiliados? Confira aqui 14 dicas para usar agora mesmo!

Hotmart: 14 Super Dicas de Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados

Se você está lendo esse artigo, as chances são que você queira aprender a ganhar dinheiro através de programas de afiliados, principalmente com a plataforma do Hotmart, estou certo? Ótimo! Então você está no lugar certo… Preste MUITA atenção porque este texto é bastante longo e extremamente detalhado e vai mostrar como você pode ter excelentes resultados promovendo produtos do Hotmart, uma das maiores plataformas de afiliados em língua portuguesa.

Recomendo também que leia meu guia sobre ganhar dinheiro pela internet para complementar seu conhecimento.

O que é e como funciona o Hotmart?

Resumidamente, o Hotmart é um lugar aonde podemos comprar e vender produtos digitais dos mais diversos nichos de mercado que você possa imaginar.

Para quem ainda não sabe, um produto digital é algum conteúdo de valor que pode ser consumido utilizando-se a internet como meio. Alguns exemplos de produtos digitais são: ebooks, músicas, cursos, vídeo aulas, softwares, aplicativos para celulares, scripts e muitas outras coisas. Ou seja, são produtos e serviços que não precisam ser enviados à casa das pessoas através dos correios e não há necessidade de estoques e logística.

Tudo é feito online.

Há basicamente duas maneiras de usarmos essa plataforma e podermos ganhar dinheiro:

  • Como produtores – Nesse caso devemos criar um produto digital dirigido para um determinado público que seja de extrema qualidade e utilidade para as pessoas. Fazendo isso, podemos vender nossos produtos e deixar que o próprio Hotmart se encarregue de realizar as partes mais complicadas de transações monetárias, envio, códigos de programação, etc. Além disso, podemos oferecer comissões para que outras pessoas sejam nossas afiliadas e promovam nossos produtos, fazendo com que possamos atingir uma quantidade muito maior de clientes.
  • Como afiliados – Quando nos afiliados a um determinado produto ou serviço no Hotmart, temos acesso a um link de promoção que é personalizado. Se alguma pessoa clicar em seu link de afiliado e realizar a compra, o Hotmart saberá que foi por seu intermédio que a venda foi realizada e pagará uma comissão a você.

O foco desse artigo é mostrar como você pode ganhar dinheiro como afiliado e não como produtor. Isso poderá ser um assunto para outro artigo.

Existem diversas maneiras e técnicas de podermos vender produtos como afiliados. O que vou ensinar à você nesse artigo é baseado em minhas próprias experiência pessoais, após ter passado por muitos caminhos e ouvido muitas bobagens por ai.

Ou seja, são dicas que COMPROVADAMENTE funcionam e farão você ganhar dinheiro como afiliado.

Recomendo fortemente que você coloque esse artigo em seus favoritos, porque provavelmente você precisará voltar a rever essas lições algumas vezes até que comece a fazer suas primeiras vendas.

Não se preocupe com a quantidade de informações. Você perceberá no final das contas que não é nenhum bicho de sete cabeças começar a ter sucesso com marketing de afiliados.

 1 – Tenha um blog

É Importante ter um Blog

Sei que há algumas pessoas que podem querer me fuzilar por recomendar ter um blog logo em primeiro lugar essa lista, mas acredito que ter um blog é tão importante para podermos ganhar dinheiro sério como afiliados que essa recomendação só poderia mesmo estar em primeiro lugar.

Ter um blog é a base do nosso negócio.

É a fundação da nossa casa.

É através do blog que a maioria dos outros itens que listarei aqui nesse artigo se desenvolverão.

A grande maioria das pessoas não tem sucesso como afiliadas porque não entendem a importância de se ter um blog. Normalmente o que elas fazem é pegar seus links de afiliados, criar algumas campanhas no Facebooks Ads ou no Google Adwords e enviar tráfego direto para uma página de vendas.

E isso é um grande erro que eu tenho certeza que você não cometerá depois de ler esse artigo.

2 – Seja confiável

Seja confiável

 

Se você quer ter sucesso e ganhar muito dinheiro com programas de afiliados do Hotmart, é preciso fazer com que as pessoas confiem em você.

E isso é totalmente possível de você conseguir, mesmo que esteja começando a atuar agora como afiliado.

Pela experiência que tenho, posso dizer sem medo de errar que você pode ganhar a confiança das pessoas basicamente de duas formas:

  1. Dar antes de receber – O ditado popular que diz que é muito melhor dar do que receber cai perfeitamente como uma luva no mundo do marketing de afiliados. Quanto mais você oferece coisas gratuitas às pessoas, mais elas estarão dispostas a confiar em você e, consequentemente, comprar de você. O que você deve dar? O máximo possível. Artigos em seu blog são excelente formas por exemplo(tá vendo só a importância de um blog?). Você também pode fazer vídeos explicativos que vão ajudar as pessoas de alguma forma, criar ebooks para serem distribuídos gratuitamente e pode também doar o seu tempo para responder quem lhe procura. Tudo isso faz com que o nível de confiança que as pessoas têm em você cresça extraordinariamente.
  2. Recomendação de outras pessoas – Falar que somos os maiores gurus de internet marketing do universo é fácil. Qualquer um pode contar vantagens de si mesmo. E isso não faz com que tenhamos nenhum impacto positivo na forma como as pessoas nos enxergam. Mas se outras pessoas falarem bem da gente… ai é outra história! Mas como podemos ganhar recomendações de outras pessoas sem parecermos “chatos”? Simples: Você precisa conquistar as pessoas. Quando isso acontece, você começará a ganhar recomendações dos outros automaticamente. E como conseguir isso? Através do dar e receber. Ou seja, acaba sendo um círculo vicioso. Quanto mais você dá conteúdos de qualidade e ajuda as pessoas, mais você as conquistas e, consequentemente, maior o seu nível de confiança.

Tenha como foco a construção de sua própria marca como formador de opinião e em seu marketing pessoal.

Se você se concentrar nisso as pessoas comprarão praticamente qualquer produto que você oferecer.

3 – Promova APENAS bons produtos

Escolha sabiamente os produtos para promover

Um dos erros mais comuns que vejo as pessoas cometerem ao tentar vender produtos como afiliados é não saber absolutamente nada sobre o que elas estão oferecendo.

Normalmente isso acontece porque elas simplesmente querem vender produtos que paguem as maiores comissões e nem se dão ao trabalho de estudar mais à fundo sobre do que se trata suas ofertas.

Você acha que é possível alguém vender alguma coisa dessa maneira? Eu tenho certeza que não…

Antes de continuarmos, não quero que me entenda mal. Como profissional de internet marketing eu sempre procuro oferecer produtos que me paguem comissões bastante altas por cada venda que eu faço, mas apenas basear nossas decisões no valor das comissões é errado.

Existem produtos no Hotmart que até pagam bem, mas são uma bela de uma porcaria.

Se eu quisesse eu até poderia promover tais produtos e ganhar muito dinheiro, mas isso só seria possível a curto prazo, pois eu perderia completamente a confiança das pessoas e não conseguiria vender nem uma agulha futuramente a elas.

Como então escolher bons produtos lá no Hotmart para promover?

Bem, a primeira dica que eu preciso dar é que é aconselhável que você promova apenas produtos que você tem, já fez uso ou então conheça muito bem o produtor e o conteúdo do produto.

Quando você conhece de verdade e faz uso do produto que está promovendo, a forma como você o promove muda completamente. As pessoas vão perceber que seus artigos e tudo o que for relacionado com essa promoção terá a sua alma e o seu coração ali.

Não será uma coisa vazia, robotizada.

A segunda dica para encontrar bons produtos para promover é usar os próprios parâmetros do Hotmart como referência.

Eu não vou aqui ensinar como criar uma conta no Hotmart porque é muito simples. Basta ir até o site https://www.hotmart.com clicar em “Cadastre-se” e preencher o formulário. Depois disso é só fazer o login em sua conta.

Quando já tiver entrado na plataforma do Hotmart, clique na opção “Mercado” no menu na parte superior do site.

Depois, vá rolando a tela até chegar na parte dos produtos mais quentes, conforme você vê na figura abaixo:

Produtos no Hotmart

Agora preste atenção a duas métricas super importantes que o Hotmart nos dá:

  • Temperatura – A temperatura de um produto mostra basicamente se ele está sendo bem aceito pelo mercado. Quanto mais pessoas estiverem promovendo um determinado produto e, consequentemente mais vendas estiverem sendo feitas, mais alta a temperatura desse produto. Isso significa também que um produto que tenha uma temperatura elevada (150 graus por exemplo) está tendo uma concorrência bastante disputada. Um produto com baixa temperatura não significa necessariamente que ele é ruim, mas que apenas não está sendo muito bem promovido.
  • Blueprint – Essa é também uma métrica importante porque indica produtos que alta qualidade. Para dar um alto valor de blueprint, o Hotmart leva em consideração vários fatores, como uma descrição detalhada e coerente com o produto a ser vendido, uma boa página de vendas. etc. Isso faz com que as taxas de devoluções desses produtos sejam bem mais baixas, o que significa uma alto nível de satisfação dos clientes que compraram esses produtos.

Meu conselho é que você escolha promover produtos que tenham taxas de temperatura e blueprint elevadas, principalmente se você não tem muita experiência com programa de afiliados.

Futuramente, você pode até se aventurar a promover produtos com baixas temperaturas que sejam interessantes para o mercado. Eu mesmo já promovi produtos com temperaturas bem baixas que estavam praticamente esquecidos, mas que eu sabia que eram de excelente qualidade. Isso pode ser ótimo, porque a concorrência acaba sendo bem menor. Mas deixe para fazer isso apenas quando já tiver uma certa experiência nesse mercado.

4 – Esse produto é bom para sua audiência?

audiência

Não basta apenas um produto ser excelente e pagar boas comissões.

É preciso que ele seja especificamente pensado e criado para sua audiência.

Eu já vi MUITA gente errar nesse passo e promover produtos que não tem relação alguma com uma determinada audiência.

Por exemplo… certa vez, eu estava cadastrado na lista de uma pessoa que trabalha com marketing online há algum tempo. Eu me cadastrei em sua lista porque ela produzia conteúdos bastante interessantes sobre internet marketing e assuntos relacionados.

Mas qual não foi minha surpresa quando eu recebi um email dele promovendo um produto sobre… emagrecimento!

Olha só, eu conhecia o produto que ele estava promovendo e era realmente muito bom, mas não tinha NADA a ver com a audiência dele. As pessoas que se inscreveram em sua lista fizeram isso porque queriam saber sobre internet marketing e não emagrecimento.

Então, por mais que um produto seja bom e você confie nele, apenas promova para uma audiência que seja específica para esse produto.

5 – Mostre seus próprios resultados

Mostre seus resultados

Uma da razões principais de eu conseguir ganhar muito dinheiro como afiliado é porque mostro os resultados que consigo ter depois de ter usado um determinado produto.

Por exemplo, minhas maiores ações de promoção estão relacionadas com os produtos que eu mesmo uso e tenho resultados significativos.

Através desses produtos, cursos, ferramentas e treinamentos meus rendimentos mensais logo estarão perto dos U$15.000 apenas contando o dinheiro que eu ganho promovendo produtos como afiliado.

Quando mostramos os resultados que conseguimos ter, não sobra espaços para “achismos“.

6 – Dê O MÁXIMO de informação possível sobre o produto promovido

 

informações dos produtos

Aqui está um “jeitão” que boa parte das pessoas tenda vender produtos como afiliado:

  • O sujeito cria um conteúdo medíocre de 2 parágrafos
  • Cita algumas características do produto
  • Coloca seu link de afiliado no final do conteúdo
  • Fica torcendo e pedindo a Deus para alguém clicar e comprar

Nem preciso dizer que isso não dá resultado algum.

Ao invés de apenas explicar em poucas palavras o que o produto que você está promovendo pode fazer pelo seu público, MOSTRE a elas como tudo funciona, que tipo de experiência elas terão assim que comprarem e começarem a utilizar o produto e responda às dúvidas mais frequentes que as pessoas têm.

Se puder fazer isso em vídeo, melhor ainda!

Quanto mais informações você puder dar às pessoas, mais elas se sentirão seguras e confortáveis para comprar de você.

Se quiser aprender mais detalhes de como ganhar dinheiro como afiliado, registre-se tratuitamente para receber meus emails e minhas lições.

7 – Construa sua lista de emails

Construa sua Lista de emails

Se o seu trabalho como afiliado não está focado em construção de lista para email marketing, você está literalmente perdendo dinheiro.

Lembra que eu disse que a maioria das pessoas que trabalham com programa de afiliados, principalmente o Hotmart, envia tráfego direto para uma página de vendas?

Pois é, eu não recomendo e não quero que você faça isso.

Se teimar em fazer, prometo que você vai jogar dinheiro fora.

Os grandes profissionais que faturam muito alto com vendas de produtos do Hotmart ou qualquer outro sistema de afiliados constroem listas de emails.

Quando capturamos os contatos das pessoas que visitam nossos blogs ou nossas ofertas, podemos criar um relacionamento com elas através de um serviço de autoresponder e criar um funil de marketing, que comentarei com você daqui há pouquinho.

É através desse funil que a maioria das vendas é feita.

Por isso, ao invés de criar um conteúdo e enviar as pessoas diretamente para uma página de vendas, envie esse tráfego para uma página de captura.

Outra vantagem extraordinária é que, uma vez que essas pessoas façam parte de nossa lista de emails, podemos oferecer múltiplos produtos a elas e concretizar muitas outras vendas.

8 – Tenha um funil de marketing “de gente grande

Funil de marketing

O funil de marketing é uma das engrenagens mais importantes em todo esse processo de realização de vendas de produtos do Hotmart.

Como eu disse anteriormente, é nessa etapa que a maior parte dos produtos são vendidos.

O blog Center Sucesso do meu colega Sidnei das Virgens tem um excelente artigo explicando mais sobre o funcionamento do funil de marketing. Recomendo mesmo a leitura.

Resumidamente, quando a pessoa se interessa pelo seu conteúdo ou pelo produto que você está promovendo, ela se cadastra em sua página de captura de contatos para receber maiores informações sobre o que você tem a oferecer.

Com isso ela passa a receber uma sequencia de emails que você deve pré-programar em seu serviço de autoresponder.

A primeira dica aqui é que não comece logo no primeiro email querer vender alguma coisa. Lembra que eu disse que é preciso primeiro estabelecer um relacionamento de confiança?

Pois é, então faça isso dando conteúdos gratuitos e de extrema qualidade até pelo menos o terceiro ou quarto email.

Depois disso, você pode enviar sua oferta, sempre mostrando como tal produto vai beneficiá-la. Como vimos no passo 6, dê o máximo de informação possível a ela, para que ela se sinta confortável e segura para comprar.

Quando você constrói um bom funil de marketing, tem literalmente em suas mãos uma máquina automática de vendas, porque são os emails que acabam vendendo pra você.

Tudo o que você tem que fazer é levar tráfego para suas páginas de captura para as pessoas se registrarem pedindo mais informações.

9 – Entre em contato com o dono do produto

Entre em contato com o dono do produto

Imagine só a seguinte situação…

Você decidiu promover um determinado produto no Hotmart que tem uma enorme demanda.

Ai você resolve entrar em contato com o produtor desse produto e envia uma série de perguntas a ele sobre as vantagens e benefícios desse produto. Quando ele lhe responde, você transforma essas respostas em um artigo super explicativo e publica em seu blog.

Ou então, melhor ainda…

Você faz uma entrevista em vídeo com esse produtor através de um Hangout ou até mesmo por áudio pelo Skype.

O que acha que vai acontecer? Acha que isso ajudaria você a conseguir mais vendas?

Com toda certeza do mundo que sim!

Um dos benefícios de se fazer isso é que vai ajudar a construir a tão falada confiança com sua audiência, antes mesmo que qualquer venda seja feita.

Um outro benefício é que as pessoas verão que você tem contato com o dono do produto, ou seja, você não está para brincadeiras e é uma pessoa séria.

10 – Faça vídeos informativos

Faça vídeos

Há um motivo muito simples para você fazer vídeos informativos e aumentar suas vendas no Hotmart: Vídeos funcionam e vendem muito.

O Henrique Carvalho do blog Viver de Blog fez um artigo sobre vídeo marketing que inclusive tem um infográfico extremamente detalhado que mostra justamente o poder dos vídeos e como eles podem nos ajudar a vender muito mais produtos e aumentar nossa credibilidade. Confere lá o artigo!

Há dois motivos principais por eu recomendar você a fazer vídeos e colocá-los principalmente no Youtube:

  1. Fazer vídeos eleva sua credibilidade lá nas alturas e, como já falei várias vezes, isso faz com que você consiga vender muito mais produtos para sua audiência. Quando for gravar um vídeo, pense sempre em melhorar o seu marketing pessoal, colocando-se em uma posição de especialista e fale que tipo de benefícios que o produto que você está promovendo poderá causar nas pessoas.
  2. O outro motivo para se fazer vídeos e colocá-los no Youtube é que o Youtube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, ficando atrás apenas do próprio Google. Com isso você poderá conseguir toneladas de tráfego para seus conteúdos e ofertas de afiliado.

 11 – Não foque nas características, mas sim nos benefícios dos produtos

características e benefícios

Quando você decidir promover qualquer produto do Hotmart, ou qualquer outra plataforma de afiliados, tenha como foco mostrar sempre os benefícios dos produtos e não suas características.

Esse é um erro muito comum que os amadores cometem.

Mas qual a diferença entre as características e os benefícios de um produto?

Vou explicar a você dando um exemplo…

Imagine que você queira promover um produto que ensina as pessoas a emagrecerem através de exercícios físicos de alta intensidade, como é o caso do famoso Q48 2.0 do Vinícius Possebon. (Aliás, eu sou afiliado do curso e também pratico, quem tiver interesse é só entrar em contato 🙂 ).

Normalmente, um amador promoveria esse produto tendo como preocupação divulgar suas características, do tipo:

  • Compre esse excelente produto que aumenta seu metabolismo
  • Esse produto pode ser usado por pessoas de todas as idades
  • Esse produto tem uma série de vídeos que explicam como você deve fazer os exercícios
  • Você recebe de brinde várias receitas para ajudar a aumentar ainda mais seu metabolismo
  • etc, etc, etc…

Já os profissionais de marketing (que são mais espertos), sabem que as pessoas não compram produtos com base em suas características, mas sim em seus benefícios.

  • Quer ter um corpo definido e usar aquele bikini que há anos não consegue mais usar? Então você precisa desse produto
  • Que tal ficar mais forte e musculoso, perder aquela barriguinha de cerveja e ainda por cima poder continuar a comer o que gosta?
  • Não aguenta mais ficar horas em cima de uma esteira e se matar na academia? Sai dessa! Você não precisa fazer nada disso para emagrecer
  • etc, etc, etc…

Resumidamente:

As características estão relacionadas com o que o produto é.

Os benefícios estão relacionados com o que o produto faz.

12 – Promova seus artigos

Promova seus artigos

Se você sempre criar bons conteúdos em seu blog focados em ajudar sua audiência, muito em breve os motores de busca, como o Google, começarão a posicionar muito bem seus artigos e, com isso, você passará a receber visitantes orgânicos, ou seja, de forma gratuita.

Isso é mesmo excelente! Eu pessoalmente adoro coisas grátis 🙂

Mas se você quer ter um sucesso rápido na área de marketing de afiliados, minha recomendação é que invista uma parte do seu orçamento na promoção dos seus artigos.

Há inúmeras maneiras de você comprar tráfego hoje em dia com sistemas PPC, PPV, CPM, compra de mídia, solo ads, networks e muitas outras fontes.

Se você está começando agora a trabalhar nesse segmento, meu conselho é que comece aonde a maioria começa: Facebook Ads.

Para isso você precisa ter uma página de fãs e todas as vezes que criar um artigo, publique-o em sua página e clique no botão “Impulsionar” do Facebook.

Você poderá escolher quanto deseja investir, desde míseros U$1,00 até quanto seu bolso permitir.

Para que tenha um resultado significativo, meu conselho é que invista um mínimo de U$10, sempre tendo em mente um público que seja relevante ao seu conteúdo.

Fazendo isso, você conseguirá visitas e contatos muito mais rapidamente, e ainda de quebra poderá ganhar alguns compartilhamentos, o que ajudará muito você a receber mais visitas orgânicas depois.

13 – Teste, teste e teste

 

Teste mais produtos

 

Uma das grandes vantagens de se trabalhar com marketing digital é que podemos ver as coisas que não estão funcionando muito bem e corrigi-las a hora que quisermos.

Por exemplo, eu usava uma página de captura que eu acreditava que era boa, mas após resolver fazer alguns testes e mudar várias coisas, minha taxa de cadastro aumentou significativamente. Ao invés de conseguir cerca de 35% de conversão, passei a conseguir uma média de 47%.

Ou seja, com o mesmo tráfego, meus resultados em termos de captura de contatos aumentaram quase 50%!

Com isso, passei a me preocupar muito mais em testar meus resultados, porque aprendi que eu poderia estar deixando de ganhar dinheiro pelo simples fato de não testar direito as coisas.

14 – Seja paciente

Seja Paciente

Aqui vale mesmo uma nota de atenção. Não importa quantas pessoas afirmem que você pode ganhar dinheiro online com o Hotmart ou outro sistema de afiliados com apenas um estalar de dedos.

Isso é mentira.

Ter sucesso como afiliado vai levar um certo tempo.

Quanto tempo?

Bem… isso depende de cada pessoa e da visão de negócio que cada um tem.

Falando em termos relativos e comparando com outros tipos de negócios, eu até posso dizer que, normalmente, os resultados financeiros de quem trabalha com internet marketing aparecem mais rápido do que nos negócios tradicionais.

Afinal, o poder da internet é gigantesco e podemos atingir milhares e até mesmo milhões de pessoas com nossas mensagens e nossos conteúdos.

Mas isso não muda o fato de que tudo grandioso que queremos construir em nossa vida necessita de tempo e dedicação.

Sim, é possível ganhar um bom dinheiro de forma bem rápida com o Hotmart.

Basta escolher um bom produto, mandar um monte de tráfego para nossa oferta e faturar.

Mas para construirmos um negócio sólido e que nos fará ganhar dinheiro consistentemente, será necessário que tenhamos uma visão bastante empresarial do nosso empreendimento.

Se você está promovendo um bom produto, está criando bons conteúdos, está gerando tráfego e construindo sua lista e ainda não conseguiu fazer muitas vendas, não desista.

Há pessoas em minha lista que decidiram comprar produtos que recomendo mesmo estando há mais de 5 anos cadastradas!

Concluindo…

O Hotmart é um excelente lugar para você encontrar produtos para promover como afiliado. Se você aprender e, principalmente implementar todas essas dicas que passei pra você aqui nesse artigo, duvido que você não consiga fazer muitas vendas e ganhar muito dinheiro.

Se você quiser aprender muitas lições sobre marketing online e ainda saber como promover produtos que paguem comissões altíssimas, registre-se aqui gratuitamente para receber minhas lições em seu email.

Você tem alguma sugestão para compartilhar conosco sobre como ganhar dinheiro com o Hotmart?

Hotmart: 14 Super Dicas de Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados
Dê uma nota para esse artigo!

Sobre o autor | Website

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Ótimas dicas Tiago, seu artigo está de parabéns, suas dicas vai me ajudar bastante para promover meus links de afiliados pela internet.
    Muito obrigado.

  2. Tiago Simões disse:

    Valeu Ricardo!
    Bom trabalho ai pra você 🙂
    Um abraço.

  3. Jair t .Müller disse:

    Bom vou ler com atenção parece bastante produtivo

  4. Tiago Simões disse:

    Olá Jair!
    Não apenas leia, mas coloque tudo em prática para que as coisas aconteçam.
    Se você seguir essas dicas sobre o Hotmart, terá bons resultados com toda certeza.
    Um grande abraço pra você.

  5. Fernando disse:

    Artigo top, bastante detalhes. Parabéns

  6. Tiago Simoes disse:

    Obrigado Fernando! 🙂