O dropshipping nacional pode ser uma excelente ideia de negócio.
Se você tem interesse em empreender no setor de eCommerce, acredito que alguma vez na vida já deve ter ouvido falar do modelo de negócio chamado dropshipping.
Neste artigo e no vídeo logo abaixo, quero falar um pouquinho sobre o dropshipping nacional e as principais vantagens e desvantagens de trabalharmos com fornecedores locais.
Caso ainda não conheça o modelo de dropshipping e quiser se aprofundar um pouco, sugiro que leia meu artigo chamado o que é dropshipping para entender as grandes vantagens deste sistema logístico de eCommerce.
Se você estiver sem muita paciência para ler o artigo, não se preocupe, farei um breve resumo aqui.
O dropshipping nacional funciona mais ou menos da seguinte maneira:
Note que, com este sistema, não existe a necessidade de termos estoques de mercadoria.
O produto, na realidade, não passa por você.
Ele é enviado diretamente ao cliente.
Tem muita gente ainda que acredita que o sistema de dropshipping é simplesmente vender produtos ruins de fornecedores chineses.
Isso está MUITO longe de ser verdade, embora já tenha sido assim.
Hoje em dia, diversas empresas grandes trabalham com este sistema de eCommerce, que movimenta bilhões de dólares no mundo todo anualmente.
Segundo dados da Grand View Research, em 2020 o tamanho do mercado do eCommerce apenas para o sistema de dropshipping movimentou quase U$ 150 bilhões.
A principal vantagem que o dropshipping nacional tem em relação ao dropshipping internacional é, sem dúvida alguma, a rapidez na entrega dos produtos ao cliente final.
Embora o tempo de entrega dos produtos vindos do exterior seja relativamente pequeno, não posso negar que a entrega feita por fornecedores brasileiros é bem mais rápida.
Quando você sabe fazer compras de bons fornecedores internacionais, normalmente o tempo de entrega fica abaixo dos 30 dias.
Em alguns casos, os produtos chegam antes de 21 dias úteis.
Mas no caso dos fornecedores nacionais, é normal que as mercadorias sejam entregues em no máximo 7 dias úteis.
Por isso, se você trabalha em um nicho de mercado em que você saiba que os clientes têm pressa, o dropshipping nacional pode ser uma melhor opção.
Já a grande desvantagem que vejo em usarmos fornecedores nacionais é que normalmente o preço de custo final dos produtos acaba ficando mais caro.
Todos sabemos que os fornecedores chineses são conhecidos por oferecerem produtos geralmente com preços geralmente mais baratos.
Lá na China as fábricas não param de trabalhar e a mão de obra é relativamente barata.
Por isso é tão difícil competir por preço com os produtos chineses.
É bom lembrar também que é totalmente possível de se criar um negócio de dropshipping e fazer as vendas dos produtos no próprio Mercado Livre, se você não quiser ter sua própria plataforma de eCommerce e criar sua loja virtual.
Nas políticas do Mercado Livre é possível ver que eles não recomendam o dropshipping internacional, porque o tempo de entrega das mercadorias pode demorar muito, principalmente se não soubermos comprar de bons fornecedores.
Mas como vimos, no caso do dropshipping nacional isso não é mais um problema, pois o prazo de entrega é bastante rápido.
Aliás, muitos dos produtos listados lá no Mercado Livre são vendidos seguindo os moldes do dropshipping.
No vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre o dropshipping nacional, além de dar algumas dicas de como empreender corretamente neste segmento:
Deixa eu começar pelo básico: o que significa ter uma presença online irresistível? A presença…
Se tem uma coisa que aprendi nesse mundo digital, é que enquetes no Instagram são…
Já vou chegar com o pé na porta: negócios digitais que funcionam automaticamente são aqueles…
Você já deve ter ouvido falar que as redes sociais são uma máquina de fazer…
Se você está começando a explorar o mundo dos negócios digitais, já deve ter ouvido…
Se você está buscando maneiras de ganhar dinheiro na internet, construir uma audiência qualificada e…