Desenvolvimento Pessoal Empreendedorismo Tiago Simoes

7 Hábitos Para Sua Motivação Pessoal e Profissional Que Farão Você Atingir Seus Objetivos

7 Hábitos Para Sua Motivação Pessoal e Profissional Que Farão Você Atingir Seus Objetivos

Motivação pessoal e profissional…

Olha ai um assunto que interessa a todas as pessoas que querem conseguir atingir grandes objetivos, mas muitas vezes se encontram desanimadas e sem saber como dar o próximo passo em suas jornadas.

Esse é, sem dúvida, um tema que é estudado por muitos, mas entendido por poucos.

Se você acha que esse “lance” de motivação não é um assunto muito importante, basta entender que praticamente todos os aspectos da nossa vida são guiados, transformados e alterados por nossas motivações pessoais e/ou profissionais.

A questão é muitas vezes nem prestamos atenção nisso.

Quer ver alguns exemplos?

  • O jantar que você comeu ontem, pode ter sido motivado pelo seu desejo de perder peso.
  • As roupas que você compra, podem ser frutos de um desejo (até mesmo inconsciente) de você se enquadrar nos padrões sociais ou então parecer com alguém do cinema ou da televisão.
  • Os livros que você lê, podem ser escolhas baseadas em indicações de amigos e conhecidos que despertaram em você o desejo por um determinado assunto ou estória.
  • Até mesmo o fato de você estar lendo esse artigo tem ligação com a questão da motivação. Você se interessou pelo título? Está gostando do estilo da minha escrita? Tem o desejo de ter mais informações sobre essa questão da motivação pessoal e profissional? Se suas respostas foram “não”, então você não estaria lendo. Como continua aqui, obviamente você está motivado a ler.

Por esse fato eu sei que você tem interesse em aprender mais sobre motivação pessoal e profissional e como essa informações podem transformar você em uma pessoa de maior sucesso.

O Poder da Motivação Pessoal e Profissional

A motivação é uma das mais poderosas forças que existem.

Não tenho dúvida alguma de que ela pode ser a diferença entre o nosso sucesso e o nosso fracasso.

Há alguns dias eu estava relendo algumas partes do livro The Motivational Manifesto do grande Brendon Burchard e várias coisas me vieram à mente.

Esse artigo é fruto dessas ideias e do aprendizado que tenho ao longo da minha caminhada como empreendedor digital.

Basicamente a motivação acontece de duas formas:

  • Motivação externa: Acontece quando a fonte da motivação vem de outras pessoas, eventos e situações.
  • Motivação interna: Acontece através de nossas forças internas, como nossos pensamentos, padrões pessoais, lembranças e experiências coletivas.

O foco desse artigo é a motivação pessoal, ou seja, que vem de dentro da gente.

O problema é que nós, seres humanos, somos tão diferentes uns dos outros que fica um pouco complicado de se determinar as chaves da motivação universal.

Afinal, o que motiva o João pode não motivar a Maria.

Mas há alguns pontos que são bastante comuns e que ativam a motivação em todos nós.

Na lista abaixo eu descrevo 7 hábitos que você deve desenvolver para melhorar sua motivação pessoal e profissional e conseguir atingir níveis de performance muito maiores.

1 – Conheça o Seu Porquê

Motivação Pessoal - Descubra seu porquê

Se você não souber o que te inspira a viver e a trabalhar, você jamais conseguirá manter um nível de motivação adequado.

Sei que muitas pessoas não têm interesse no trabalho que desenvolvem. Muitos trabalham apenas por obrigação, ou porque não querem arriscar a fazer coisas novas e empolgantes.

Por outro lado, se você está entusiasmado e empolgado com o trabalho que está fazendo, terá um ânimo muito maior, além de fazer as coisas com muito mais energia e intensidade.

O fato é que hoje em dia a maioria das pessoas não vive.

Elas são condicionadas a aceitar um trabalho ou um emprego chato e sem sentido que não as motiva de nenhuma maneira apenas porque precisam pagar suas contas e estar dentro do “sistema”.

Quem vive dessa maneira dificilmente se sentem motivadas, pois falta inspiração e paixão em produzir resultados, fazendo com que se deixem abater muito facilmente com os obstáculos que aparecem pelo caminho.

Se você não tem prazer no que faz, se não encontrou ainda sua razão de acordar todas as manhãs e ir à luta, está na hora de parar e pensar em como mudar essa situação de uma vez por todas.

E se achar que precisa mudar radicalmente de direção, faça isso, pois a vida é muito curta para ser vivida de uma forma medíocre e sem sentido.

2 – Tenha Metas Claras

Motivação pessoal: tenha metas

Uma das receitas perfeitas para termos uma vida completamente sem graça é seguir o conselho da música do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar…)

Ter metas de longo, médio e curto prazo é importantíssimo para nossa motivação pessoal.

Sem metas e objetivos claros, é como se estivéssemos em um barco à deriva, contando com a sorte e esperando por qualquer destino.

Como é possível ficarmos motivados dessa maneira?

Não tem como.

Então reserve um tempinho para escrever suas metas e objetivos de vida.

Se você tem um empreendimento, escreva um plano de trabalho detalhado para seu negócio com estratégias, ações de implementação, investimento em marketing, etc.

Esses planos precisam ser pensados em curso, médio e longo prazo.

Uma coisa que costumo fazer também são as “metas rápidas” que preciso fazer em questão de horas, como fazer exercícios, ler um capítulo de um livro, escutar uma formação em áudio e várias outras coisinhas que, se somadas, me trazem um baita retorno no final das contas.

Ter metas claras certamente aumentam muito nosso nível de motivação pessoal e profissional, pois fazem com que nos sintamos mais profissionais e sérios com nossos propósitos e com toda certeza mais conectados com nossos ideais.

3 – Faça Amizades Interessantes e poderosas

Networking e amizades para motivação pessoal e profissional

Um outro fator muito importante para nossa motivação pessoal e profissional são as nossas amizades.

Mas não é qualquer amizade…

O escritor, empreendedor e filósofo de negócios Jim Rohn dizia que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.

Portanto, não é preciso ser nenhum Einstein para perceber que precisamos tomar muito cuidado com nossas amizades.

Se você quer ser uma pessoa de sucesso e altamente motivada, faça amizades com pessoas que tenham essas características.

Eu posso garantir isso a você, porque tenho experiência própria nessa questão.

Quando eu comecei a deixar de lado pessoas e situações negativas em minha vida e comecei a me associar com pessoas de mentalidade de sucesso, minha visão de negócios aumentou drasticamente, assim como meus resultados.

E meus níveis de energia e motivação também.

Boa parte dos empreendedores de sucesso diz que encontrar um grupo de pessoas para compartilhar experiências e aprendizados é importantíssimo para o sucesso.

Quando compartilhamos ideias e planos com outras pessoas com a mesma mentalidade e os mesmos objetivos e também nos atentamos a aprender com elas, coisas grandiosas acontecem.

4 – Pense na recompensa

Motivacao pessoal: recompensa

Para conseguirmos conquistar grandes coisas em nossas vidas, precisamos renunciar muitas outras.

Precisamos deixar de fazer coisas que as pessoas normais fazem.

Muitas vezes sacrificamos os finais de semana para aprimorar nossos projetos.

Não é raro que tenhamos que renunciar momentos de lazer com nossas famílias e a convivência com nossos amigos.

Tudo isso pode minar a nossa motivação aos poucos se não tivermos os nossos olhos fixos nas recompensas que queremos conseguir.

Seus objetivos valem MESMO seus esforços?

Então nunca deixe de se lembrar dos reais motivos dos seus sacrifícios.

Quando estiver desanimado e até mesmo pensando em desistir, lembre-se das razões que fizeram você começar.

Há um pensamento atribuído a Henry Ford que diz:

“Os obstáculos são aquelas coisas assustadoras que aparecem em nossos caminhos quando desviamos os olhos dos nossos objetivos”.

5 – Preocupe-se com sua saúde e bem estar

Motivação: saúde e bem estar

Durante um bom tempo tem minha vida eu negligenciei minha saúde para focar mais em meu trabalho.

Afinal, eu queria produzir mais e não tinha muito tempo para fazer atividades físicas e cuidar melhor da minha alimentação.

Que grande burrice a minha!

Não há nada pior para nos desmotivar do que uma saúde precária e baixos níveis de energia.

Existe uma conexão extremamente poderosa entre o nosso corpo e a nossa mente.

Se você não tiver uma vida saudável, sua motivação pessoal também vai sofrer.

E olha que eu nem estou sugerindo uma grande mudança em seus hábitos, nem mesmo estou recomendando que gaste seu dinheiro para se matricular em uma academia de ginástica ou se consultar periodicamente com um nutricionista, embora essas coisas possam ser necessárias.

O que eu quero dizer é que adote hábitos saudáveis em seu dia a dia, para melhorar seus níveis de energia e sua saúde de uma forma em geral.

Eu hoje pessoalmente faço pelo menos 15 minutos de atividade física de alta intensidade 6 vezes ao dia, que segundo especialistas é o bastante para melhorar drasticamente a saúde de qualquer pessoa.

Sim, apenas 15 minutos. Você não tem mais desculpas.

E o mesmo vale para sua alimentação.

Inclua em sua dieta mais verduras e legumes e evite comer bobagens. Mas sem “neuras”!

Quando passei a melhorar meus hábitos e pensar mais em minha saúde, posso garantir a você que minha produtividade melhorou consideravelmente.

6 – Seja uma pessoa organizada

Motivação Pessoal: Seja uma pessoa organizada

A organização é um ponto crítico para a nossa motivação.

Por exemplo, você acha mesmo que é fácil nos sentirmos motivados se a nossa mesa de trabalho está entupida de papéis que nem mesmo lembramos para que servem?

Não, não é.

Já é provado que um ambiente desorganizado causa um impacto negativo em nossos níveis de concentração e motivação.

E nem é preciso nenhum estudo muito avançado para entendermos que isso é verdade.

Eu mesmo era uma pessoa desorganizada.

Meus livros ficavam espalhados pelo escritório e eu perdia um tempão tentando achá-los quando precisava deles.

De uma forma até mesmo inconsciente eu me irritava com isso, mas também não fazia nada para arrumar.

E se tem duas coisas que não se misturam de jeito nenhum é a irritação e a motivação.

Portanto, separe um tempinho para organizar tudo o que você sabe (sim, você sabe!!!) que precisa ser organizado em sua vida e perceba que seu dia a dia será muito mais produtivo e motivado.

7 – Estude quem sabe motivar as pessoas

Profissionais da motivação pessoal

Vou ser bem sincero com você…

Existem muitos autores de literatura de auto ajuda que não sabem do que estão falando.

Você já deve ter visto mensagens “água com açúcar” do tipo:

  • Tenha fé que o “universo” sabe o que você precisa e vai realizar todos os seus sonhos
  • Confie em sua capacidade e vá à luta
  • Seja bonzinho e as pessoas serão boazinhas com você
  • O importante não é vencer e sim participar
  • Visualize seus objetivos e eles magicamente acontecerão em sua vida

Argh!!!!

Embora eu seja um faminto aprendiz em busca de tudo relacionado ao desenvolvimento pessoal, sei que infelizmente existem pessoas muitos ruins nessa área.

Alguns são ingênuos…

Outras não. Sabem que falam bobagens mas também sabem que suas bobagens vendem muito.

Mas existem também as pessoas realmente sérias e que sabem motivar as pessoas.

Invariavelmente essas pessoas conseguiram passar por dificuldades extremamente difíceis e querem ajudar outros a terem sucesso.

Por isso, procure aprender sobre motivação com quem realmente sabe do que está ensinando.

Não queira soluções mágicas e rápidas.

Muitas vezes as soluções são dolorosas, mas curam e nos transformam permanentemente.

É claro que nada irá mudar enquanto você não colocar o que aprender em prática.

Funciona como os exercícios físicos, mas invés de exercitar seus músculos, terá de exercitar sua mente.

Concluindo…

A nossa motivação pessoal e profissional é que faz a nossa vida caminhar à frente.

Estude com atenção cada um desses sete hábitos para melhorar sua performance, seu foco, sua motivação e seu entusiasmo.

Isso é extremamente importante se você quer ser mesmo uma pessoa de sucesso, pois é impossível sermos pessoas que alta performance se não estivermos motivados todos os dias.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais alguns detalhes e dicas de motivação:

Se você gostou desse artigo, por favor, deixe um comentário logo abaixo com suas impressões e ideias, para que eu saiba sua opinião.

Um grande abraço pra você,

– Tiago Simões

7 Hábitos Para Sua Motivação Pessoal e Profissional Que Farão Você Atingir Seus Objetivos
4.8 (96%) 5 votos

Sobre o autor | Website

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

20 Comentários

  1. Eliane Nader disse:

    Gostei da matéria e acredito que somos regidos por uma força interior grandiosa e que se soubermos usá-la a nosso favor, com certeza nossas metas e sonhos serão alcançados.

  2. Tiago Simões disse:

    Olá Eliane,
    Muitíssimo obrigado pelo comentário e colaboração.
    Concordo plenamente com você.
    Um grande abraço!

  3. Grande Tiago Simões!!!
    Boa noite!!!
    Como sempre você se destaca nos seus ensinamentos. Parabéns!!!Amei ver seu vídeo!!!

  4. Tiago Simões disse:

    Muito obrigado Conceição!
    Agora é só colocar em prática esses 7 hábitos 🙂
    Um abração pra você.

  5. João Olaia disse:

    O que dizer sobre um artigo muito bem conseguido e profundamente esclarecedor do que se passa mesmo quando queremos fazer coisas difíceis?
    Simplesmente fantástico e muito obrigado com tudo que tem me proporcionado para eu realizar os meus trabalhos com sucesso. Ler bons autores é como viajar em mares turbulentos com marinheiros experientes: o naufrágio não vem à mente. Continue a ajudar os interessados a firmarem os seus pés em terras difíceis.

  6. Tiago Simões disse:

    Olá João!
    Como é gratificante ler um comentário como o seu! Isso significa que meu trabalho tem o efeito que eu quero, que é ajudar de verdade as pessoas a terem uma vida mais próspera e feliz.
    Muitíssimo obrigado pelas palavras.
    Um grande abraço pra você.

  7. João disse:

    Olá Tiago,
    Excelente abordagem motivacional. Esclarecedor a forma como integra nos hábitos com o nosso motivo para acção.
    Gostei imenso do seu artigo. Parabéns…

  8. Tiago Simoes disse:

    Olá João!
    Muitíssimo obrigado pelo comentário e também por suas gentis palavras.
    Fico super feliz que tenha gostado do artigo.
    Um grande abraço pra você.

  9. anderson disse:

    Essas dicas sao excelentes!!!!!!
    Agora e procurar por o maximo que foi aprendido em pratica

    Obg

  10. Tiago Simoes disse:

    Valeu Anderson!
    Um abraço e muito sucesso pra você.

  11. Claudio firmino disse:

    Muito bom gostei realmente são informações promotora e fáceis de entender obrigado mesmo

  12. Tiago Simoes disse:

    Opa! Obrigado pelo comentário Claudio.
    Fico feliz que tenha gostado 🙂

  13. Cleidenice disse:

    muito boas as dicas amei,obrigado.

  14. Tiago Simoes disse:

    Obrigado pelo comentário Cleidenice!
    Abração e muito sucesso pra você.

  15. Excelente artigo Tiago! Parabéns!
    Tenho encontrado dificuldades de encontrar meu verdadeiro eu interior. Preciso encontrar minha razão de viver para que eu possa me sentir motivado a criar, estudar e transmitir aquilo que nasci para fazer.
    Vlw.

  16. Caramba, muito bom seu artigo Tiago, realmente devemos acompanhar e seguir suas dicas, valeu mesmo

  17. Tiago Simoes disse:

    Muito obrigado Welington!
    Um conteúdo que pode ajudar você a encontrar o seu verdadeiro eu interior é um vídeo meu em que falo sobre o nosso verdadeiro propósito de vida.
    Se quiser conferir, o link é:

    Um abraço pra você!

  18. Tiago Simoes disse:

    Grande Antonio Tobias!
    Muitíssimo obrigado pelo comentário!
    Um forte abraço pra você!

  19. leandro disse:

    Gostei muito do que escreveu a respeito da questão de saúde, vejo muitas pessoas determinadas, esforçadas porém, que colocam a saúde em segundo plano, saúde é um item muito importante e não podemos brincar!!! Não adianta alcançar algo na vida e não ter saúde para aproveitar!! bom ensinamento Tiago!! um grande abraço!

  20. Tiago Simoes disse:

    Bacana Leandro!
    Muito obrigado pelo comentário.
    Um grande abraço pra você também!